Boletim Vencendo a Covid-19 #9: monitoramento dos planos de contingência

O Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) informa o balanço total, referente ao período entre 5/4 e 5/7, das análises dos planos de contingenciamento enviados pelos departamentos e outras unidades, para a retomada das atividades presenciais, com base na Resolução ConsUni nº 39. Acompanhe.

Número total de planos (5/4 a 5/7): 447
Planos para estágio: 181
Planos para pesquisa: 124
Planos para demais atividades: 142

Planos habilitados: 149
Planos pendentes (aguardando análise ou revisão do proponente): 133
Planos não habilitados: 26

Número total de pareceristas voluntários: 6

Em Na Pauta (6/7), no "Boletim Vencendo a Covid-19" (do momento 29:10 ao 41:22), Silvia Carla da Silva Andre Uehara, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) e coordenadora do NEVS, falou sobre a atuação do NEVS na avaliação dos planos até o momento e destacou a importância do trabalho dos pareceristas voluntários para garantir a análise dos planos.
Atenção! O NEVS reforça que, para o controle interno da pandemia e, principalmente, para evitar a contaminação e o aumento no número de casos, é fundamental que as áreas que tiveram seus planos aprovados e estão com atividades presenciais sigam as medidas de seus planos. Além disso, é essencial o uso de máscaras em todos os ambientes em cumprimento aos protocolos sanitários que visam à saúde e segurança de todos.
Os pareceres dos planos com pendências e não habilitados são enviados aos proponentes com as devidas orientações de quais pontos precisam ser revisados, para que possam ser corrigidos e submetidos novamente para análise em um prazo de até 15 dias. No site do Vencendo a Covid-19, está disponível o manual com orientações para o preenchimento do plano.