Chamada para composição da Equipe de Vigilância Epidemiológica do NEVS

O plano de enfrentamento da pandemia da UFSCar, Vencendo a Covid-19, dá mais um passo em suas atividades no que diz respeito à implantação da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Executivo em Saúde (NEVS), que vai atuar para controlar e minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, e convoca a comunidade universitária para compor a Equipe de Vigilância Epidemiológica do NEVS. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento online deste formulário.

“O momento que vivemos é grave, de crise sanitária, humanitária e social. E, diante dessa realidade, precisamos contar com o apoio de toda a comunidade para atuar nas ações de controle interno da pandemia para que as atividades essenciais presenciais possam ser realizadas de forma segura, priorizando a saúde de todos e todas”, afirma Gustavo Nunes de Oliveira, Professor do Departamento de Medicina (DMed) e integrante do NEVS.

A equipe será responsável por organizar e executar as ações de vigilância epidemiológica da Covid-19 no âmbito do programa Vencendo a Covid-19. Dentre as atividades a serem desempenhadas, estão a notificação de casos confirmados e de casos suspeitos de Covid-19; a busca ativa e o rastreamento de casos confirmados, de casos suspeitos e de pessoas que tiveram contato com esses casos; a realização de ações de bloqueio da transmissão do SARS-CoV-2, de levantamento e de análise de dados, entre outras.

Neste primeiro momento, para fazer parte da equipe, é necessário ter formação em Medicina ou Enfermagem. Em breve, a chamada vai ser ampliada para profissionais das demais áreas da Saúde e de outras áreas de formação.