Comitê Gestor define estratégias para retorno presencial de estágios obrigatórios na rede de saúde

O Comitê Gestor da Pandemia (CGP) na UFSCar – criado no âmbito do plano “Vencendo a Covid-19 (link externo)” – realizou na última terça-feira (9/2) sua segunda reunião, para debater e definir estratégias para retorno presencial de estágios obrigatórios de cursos da área da Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Medicina, Psicologia, e Terapia Ocupacional). A medida aprovada visa, fundamentalmente, apoiar a rede de saúde em São Carlos no atendimento à demanda reprimida por assistência e, também, de vigilância em saúde, contribuindo assim para diminuição da morbimortalidade e controle da pandemia.

“A UFSCar tem uma responsabilidade social com a comunidade dos municípios onde está inserida. Nossos cursos da área de Saúde preveem em seus currículos atividades de formação no exercício profissional alcançando diferentes populações. Entendemos que neste momento essas iniciativas caracterizam-se como atividade essencial, beneficiando tanto a comunidade externa à instituição, quanto interna. Estamos conscientes que temos compromisso em encontrar condições relacionadas à atuação em ensino, pesquisa e extensão. Contudo queremos avançar sem comprometer vidas humanas.”, explica a Vice-Reitora da UFSCar e Presidente do CGP, Maria de Jesus Dutra dos Reis.

Para realizar as atividades presenciais, os participantes deverão estar vacinados (conforme o Plano Nacional de Imunização) com a segunda dose de vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, quatro semanas antes do início do estágio. O plano aprovado autoriza a realização de estágios obrigatórios nos termos dos projetos pedagógicos dos cursos para estudantes regularmente inscritos em disciplinas de estágio obrigatório previstas para os dois últimos anos de seus cursos, exceto os de grupos de risco. Além disso, é importante destacar que os estágios só poderão ser realizados em locais de assistência e serviços de vigilância em saúde, colaborando assim com a desrepressão da demanda de atendimento a pacientes ou ações de enfrentamento à Covid-19.

A medida também estipula que os cursos envolvidos terão de ter plano de contingenciamento específico contra a Covid-19 com base na Portaria GR 4469/2020/UFSCar (link externo) e seguir as medidas sanitárias de prevenção. Além disso, determina que todas as atividades administrativas e teóricas dos estágios aconteçam exclusivamente de forma remota.

Diante do cenário atual de aumento dos casos de Covid-19 e de morbimortalidade em todo o Brasil, com destaque para regiões onde a UFSCar está instalada (com São Carlos na fase vermelha e os demais campi na fase laranja do Plano São Paulo), o novo documento indica a revogação da Resolução CoG 346 (link externo), desenvolvida e implementada em um cenário sanitário diferente do atual, no final de 2020. A resolução do Conselho de Graduação (CoG) autorizava o curso de Medicina a propor encaminhamentos para oferta de atividades presenciais.

“É importante ressaltar que o CGP traça suas ações e toma decisões prioritariamente com base no cenário da Covid-19, para que qualquer proposta envolvendo o retorno escalonado de atividades presenciais seja tomada de forma responsável e somente quando os indicadores da pandemia autorizarem”, destaca a Vice-Reitora.

Para conversar com a comunidade universitária sobre esta diretriz de atuação, a Vice-Reitora e o Coordenador Técnico do Comitê, Bernardino Geraldo Alves Souto, docente do Departamento de Medicina (DMed), participam nesta sexta-feira (12/2), às 14h30, de live nos canais Reitoria UFSCar no Facebook (link externo) e YouTube (link externo). Desde já, a comunidade universitária pode encaminhar dúvidas e sugestões de temas a serem abordados ao e-mail analicegarcia@ufscar.br (até as 8 horas de sexta-feira).

Confira na íntegra as determinações e regras da Portaria GR Nº 4862/2021 (link externo) para os estágios presenciais aprovadas pelo CGP. O próximo encontro do Comitê será no dia 17/2.