ConsUni, NEVS e CGP apresentam plano para atividades essenciais na UFSCar

Captura de tela 246ª Reunião Ordinária do ConsUni

246ª Reunião Ordinária do ConsUni (Divulgação: Captura de tela)

Na segunda sessão da sua 246ª Reunião Ordinária, realizada na última sexta-feira (5/3), o Conselho Universitário (ConsUni) abordou e deliberou sobre temas referentes ao plano de enfrentamento à pandemia Vencendo a Covid-19, elaborados ao longo da semana nas reuniões do Núcleo Executivo de Vigilância Sanitária (NEVS) e do Comitê Gestor da Pandemia (CGP).

O Conselho aprovou ampliação da composição do NEVS e a possibilidade de atuação voluntária de discentes em suas ações, conforme demandas indicadas pelos componentes do Núcleo. O CGP teve sua composição inicial mantida, apenas com substituição de nomes na representação discente de graduação. As alterações podem ser conferidas aqui (link externo) e a composição atual do NEVS e CGP pode ser conferida aqui (link externo).

Também foi examinada proposta de atividades consideradas essenciais no contexto de ausência de controle da pandemia, encaminhada ao ConsUni pelo CGP, para apreciação e aprovação. A formulação final da proposta, organizada na segunda reunião do NEVS, em 3/3, incorporou sugestões enviadas pelo Centros Acadêmicos, cursos e departamentos. Assim, o documento foi aperfeiçoado, tendo como prerrogativa de análise informações de competência técnica na área. e a partir disso e com base em aspectos técnicos, elaborou o texto apresentado. O CGP, em 4/3, também fez ajustes e aprovou a proposta encaminhada pelo NEVS.

O ConsUni realizou um primeiro debate sobre as diretrizes e definição apresentadas, mas a deliberação acontecerá na próxima quarta-feira, 10/3. O documento em discussão pode ser conferido na página da Secretaria de Órgãos Colegiados (link externo). A partir da aprovação, será possível dar andamento à ferramenta digital no site em confecção para o Vencendo a Covid-19, onde as diferentes unidades, setores, laboratórios e outros conjuntos da comunidade universitária poderão encaminhar solicitações de inclusão de atividades entre aquelas com autorização para funcionamento presencial (ou seja, para avaliação da pertinência como atividades essencial), com planos de contingência e outros requisitos estabelecidos pelo NEVS.

Foi destacado, durante a reunião do ConsUni, que o NEVS vai trabalhar para atender a alta demanda represada da Universidade, a partir do diálogo com as áreas que submeterem os planos para análise e aprovação.

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, destacou ao final da reunião o momento de extrema gravidade da pandemia, em todo o Brasil e, particularmente, no interior do estado de São Paulo, reiterando a extrema relevância de manter e intensificar os cuidados comprovadamente eficazes, especialmente o isolamento e o distanciamento, o uso de máscaras e a higiene das mãos.

Moção – Foi elaborada e aprovada durante a reunião moção do ConsUni em defesa da liberdade de pensamento, manifestação e expressão e da autonomia universitária (link externo), em resposta a ocorrências recentes envolvendo casos particulares mas, também, o conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).