Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica da UFSCar desenvolve guia com os protocolos e as diretrizes técnicas para a vigilância epidemiológica da Covid-19

Desde a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, a UFSCar tem adotado inúmeras medidas para proteger e informar a comunidade universitária, bem como desenvolvido inúmeras pesquisas - mais de duzentas - sobre algum aspecto da pandemia, com temas que vão além da área da Saúde e respondem ao caráter multidimensional da crise enfrentada.

Uma das ações internas que colocou a UFSCar como protagonista no enfrentamento da pandemia nos campi foi a implementação do plano Vencendo a Covid-19, que tem estabelecido diretrizes e critérios para o controle interno da pandemia, a fim de permitir a retomada segura das atividades presenciais. No sentido de auxiliar no cumprimento dessas diretrizes e desses critérios, o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica da UFSCar desenvolveu o Guia para a Vigilância Epidemiológica Integrada na Universidade Federal de São Carlos.

"O guia contém os protocolos e as diretrizes técnicas para a realização da vigilância epidemiológica da Covid-19 na comunidade universitária e tem como objetivo orientar as medidas a serem adotadas em campo pela vigilância epidemiológica com fins de bloquear cadeias de transmissão da Covid-19. Com uma linguagem acessível, o guia também é destinado à comunidade universitária como um todo para que possam colaborar com o controle da transmissão comunitária do vírus", explica o docente do Departamento de Medicina (DMed) e integrante do Vencendo a Covid-19, Bernardino Geraldo Alves Souto.

O guia traz informações sobre as características gerais da Covid-19, as estratégias operacionais para o controle da sua transmissão nos campi da UFSCar, a atuação da Vigilância Epidemiológica e como se dará a detecção e o rastreamento dos casos, entre outros pontos. O manual está disponível na página do Vencendo a Covid-19 para leitura e download. Acesse!