NEVS atualiza orientações sanitárias com o retorno do uso obrigatório de máscara na UFSCar

Com o retorno do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados e em situações de aglomeração na UFSCar, diante do aumento significativo dos índices de transmissão da nova cepa ômicron de Covid-19 nos últimos dias (assista à mensagem da Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira sobre a decisão), o Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) atualiza as orientações sanitárias na UFSCar para preservar a saúde da comunidade universitária e minimizar a transmissão do vírus diante deste cenário emergencial:
- Uso obrigatório de máscara em ambientes fechados (salas de aula, laboratórios, anfiteatros, salas de trabalho, entre outros), cobrindo boca e nariz
- Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.
- Higienização frequente das mãos com água e sabonete ou com produto álcool 70%.
- Sempre que possível, manter ventilação natural dos ambientes, com portas e janelas abertas.
- Manter esquema vacinal completo e atualizado.
- Em caso de sintomas gripais ou contato com pessoas com sintoma gripal ou teste positivo sem o uso de máscara, comunique a Vigilância em Saúde da UFSCar pelo aplicativo Guardiões da Saúde ou pelo e-mail vigilanciaepidemiologica@ufscar.br e siga as orientações fornecidas.

Destacamos que a medida é temporária e aguardará avaliação e deliberação do Conselho Universitário, que se reunirá até o dia 25 de novembro.