NEVS esclarece sobre a estratégia de testagem contra a Covid-19 na UFSCar

O Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) vem trabalhando de forma intensiva na construção de estratégias que contribuam para que o retorno às atividades presenciais na UFSCar aconteça de modo adequado e seguro para toda a comunidade universitária.

Entre essas ações, está a realização de testagem para a Covid-19 de assintomáticos (sem sintomas de síndrome gripal). No momento atual da pandemia, de diminuição de novos casos, a testagem é uma importante ferramenta no controle do vírus, pois colabora para a detecção precoce de casos de pessoas assintomáticas, possibilitando a ação imediata na contenção da transmissão nos campi, com o isolamento e monitoramento dos casos positivos e rastreamento dos contatos desses casos.

Diante disso, a estratégia de testagem na UFSCar está em fase piloto, adequada à quantidade de testes disponíveis e à viabilidade logística de sua realização, priorizando locais e setores estratégicos dos campi onde há maior concentração e circulação de pessoas, e locais em que as atividades desenvolvidas oferecem mais risco de transmissão, como a UAC, USE, DeAS, DeACE, BCo, RU, entre outros.

Um outro objetivo dessa primeira fase é fazer um mapeamento inicial da circulação viral na comunidade universitária, previamente ao retorno ampliado das atividades, no qual poderá se basear o acompanhamento subsequente da Covid-19 na UFSCar.

A realização dos testes em cada um dos locais obedece a um planejamento estratégico, objetivando cobrir todas as atividades presenciais nos quatro campi da UFSCar.

O modelo de teste utilizado é um teste rápido (Teste Perkin Elmer®) para detecção de antígeno e os resultados são liberados em seguida.

A realização do teste não é obrigatória para as pessoas  que estejam atuando nas unidades selecionadas. No entanto, espera-se que toda a comunidade acadêmica colabore com os esforços e objetivos de cortar as cadeias de transmissão da Covid-19. A testagem de rastreamento oportuniza detectar a circulação viral no ambiente antes que esta circulação resulte em surto da doença no local.

A partir da experiência com a etapa piloto,  a periodicidade sistemática ou não de novas testagens e outras medidas serão planejadas. A organização para a realização da testagem em cada uma das unidades é de responsabilidade conjunta das unidades selecionadas e do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica do NEVS.

Reforça-se ainda a importância da adesão às medidas de notificação, em caso de sintomas ou contato com sintomáticos ou com teste positivo, pelo Aplicativo Guardiões da Saúde e e-mail vigilanciaepidemiologica@ufscar.br.