Notícia sobre a realização de testes de Covid-19 no HU é falsa

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que estudantes da UFSCar com suspeita de Covid-19 devem procurar o Hospital Universitário (HU-UFSCar/Ebserh) para a realização de teste. O HU não realiza testagens para fins epidemiológicos, e os atendimentos são focados em situações de urgência e emergência.

A orientação correta para as pessoas da comunidade universitária que apresentarem algum sintoma de síndrome gripal é que notifiquem seu estado de saúde e os sintomas pelo aplicativo Guardiões da Saúde (GdS), disponível para download na loja de aplicativos do celular para Android e IOS, e pelo e-mail vigilanciaepidemiologica@ufscar.br, para que a equipe da vigilância epidemiológica faça o contato para orientar com relação à testagem e ao atendimento médico, se necessário.

Em casos de urgência e emergência, a recomendação é para que procurem os serviços de Saúde da rede pública ou da rede privada disponíveis no município em que a pessoa se encontra.

As pessoas da comunidade que não apresentam sintomas gripais, mas tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19, devem reportar a informação para a equipe da vigilância pelo e-mail vigilanciaepidemiologica@ufscar.br e serão orientadas quanto aos procedimentos necessários.

A realização de testagem pela Universidade seguirá a estratégia de vigilância epidemiológica e o planejamento realizado até o momento contempla a utilização dos testes para o acompanhamento da comunidade nos campi a partir do dia 31 de janeiro, quando inicia o calendário acadêmico suplementar. A testagem baseada na estratégia de vigilância epidemiológica, aliada ao uso do aplicativo Guardiões das Saúde e ao cumprimento das medidas de biossegurança (incluindo a vacinação), irão permitir o bloqueio da transmissão da Covid-19 e o controle interno da pandemia.