Representantes do CGP relatam ações em andamento em reuniões com estudantes

A Vice-Reitora da UFSCar e Presidente do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), Maria de Jesus Dutra dos Reis, participou ontem (23/2) de reuniões com os estudantes dos cursos de Saúde da Universidade para apresentar em detalhes o “Vencendo a Covid-19 (link externo)”, plano de enfrentamento à pandemia, e esclarecer dúvidas sobre o tema e, mais especificamente, sobre a retomada dos estágios obrigatórios na rede de Saúde. Acompanharam a Vice-Reitora o professor do Departamento de Medicina (DMed) e Coordenador Técnico do CGP, Bernardino Geraldo Alves Souto, e a também professora do DMed e Assessora de Articulação em Saúde da Reitoria, Carla Betina Andreucci Polido.

“Nossa gestão preza pela transparência e diálogo, portanto realizamos esses encontros para, além de apresentar como iremos atuar a partir de agora no enfrentamento da pandemia, ouvir suas demandas, opiniões, dúvidas e sugestões para, juntos, construirmos o projeto de retomada”, afirmou Jesus na ocasião.

A Vice-Reitoria falou sobre o processo de criação e aprovação do “Vencendo a Covid-19” pelo Conselho Universitário (ConsUni) e como tem sido sua implementação, que teve como uma das primeiras ações a autorização do retorno presencial de estágios obrigatórios de cursos da área da Saúde para apoiar a rede de saúde (link externo) em São Carlos no atendimento à demanda reprimida por assistência e, também, de vigilância em saúde, contribuindo assim para diminuição da morbimortalidade e controle da pandemia.

Além disso, explicou sobre os papeis e formação do Comitê Gestor da Pandemia (link externo), que já está em atividade, e do Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS) que está em fase final de formação.

NA PRÁTICA – Os representantes do CGP apresentaram aos estudantes quais ações do “Vencendo a Covid-19” já estão em andamento, como o início dos trabalhos do NEVS, que terá sua primeira reunião nesta quinta-feira (25/2) e a implementação de um site próprio do plano, onde os setores terão à disposição uma área para o preenchimento do formulário para indicar as demandas e propostas para o retorno de suas atividades.

A expectativa é de que o site esteja em funcionamento na próxima semana e pronto para o recebimento das propostas que já começarão a ser analisadas e deliberadas.

Além disso, estão em andamento os acordos de parceria com os equipamentos da UFSCar para a rede de cuidados (Hospital Universitário, Unidade Saúde Escola, dentre outros); o mapeamento e contato com os gestores e equipamentos dos municípios onde estão os campi; a identificação de ações de extensão e pesquisa que estejam acontecendo na UFSCar e que possam ser parceiras em ações e políticas previstas e o contato com dirigentes de outras instituições federais para obter informações e buscar parcerias.

Em suas falas, os representantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Medicina, Psicologia, e Terapia Ocupacional reforçaram o desejo de retomar as atividades de estágio presencial e fizeram perguntas sobre a formação e atuação do NEVS, previsão para a retomada das atividades presenciais, o fornecimento de equipamentos de proteção individual, dentre outros temas.

“Entendemos o desejo dos estudantes em retornar às atividades presenciais de estágios e práticas obrigatórias que, além de contribuir para sua formação, têm como meta auxiliar para a desrrepressão da rede de Saúde. Estamos trabalhando para garantir que esse retorno seja o mais breve possível, mas, para isso, ele precisa ser feito de forma estruturada e escalonada, para assegurarmos a saúde e a segurança de todas as pessoas envolvidas, para que o retorno possa ser efetivo e permanente”, destacou a Vice-Reitora.

Confira aqui a Portaria GR nº 4862/2021 (link externo) que determina as regras para o retorno e a sua atualização referente ao critério de vacinação (link externo).